Uma das críticas diz o seguinte: “Onde é que você descobriu que a gasolina brasileira é a melhor do mundo?”.
Eu não descobri nada, as informações são públicas. E vocês que têm o mesmo trabalho que eu tive de tentar analisar as gasolinas de outros países e a brasileira.
Eu vou dar aqui uma colher de chá: como é que se define uma boa gasolina?
Teor de enxofre, octanagem, componentes e densidade da gasolina
Vamos lá: teor de enxofre, a nossa era acima de 500 PPM. Você sabe o que é PPM? Partes Por Milhão. Ela foi reduzindo, reduzindo e, hoje, ela está em 50 PPM, igual as melhores do mundo.
Segundo item importante na gasolina: octanagem. Se não tiver octanagem tem batida de pino, pré-ignição, detonação e detona o motor. A nossa octanagem está entre as melhores do mundo.
E vou falar mais: as nossas gasolinas especiais, Podium, da Petrobras, Octapro da Ipiranga e Shell V-Power Racing da Shell têm octanagem acima de 100 RON. No mundo não existe isso, tá bom. É a nossa gasolina superando todas as demais.
Terceiro item: os componentes da gasolina, hidrocarbonetos – oleofínicos e aromáticos e o benzeno. O nível de todos eles, confiram, está exatamente igual aos países desenvolvidos: Estados Unidos, Europa.
Finalmente, o que vai mudar em agosto é a densidade. Quanto pesa a gasolina? Não havia por parte da ANP uma regulamentação, e a nossa densidade poderia variar. Qual é a densidade agora, ou melhor, em agosto? 715 g por dm³, contando a gasolina mais o etanol.
Álcool na gasolina existe em outros países também
Aliás, é importante vocês saberem que em outros países existe também o etanol misturado a gasolina, ou metanol, algum álcool. Nos Estados Unidos é chamado de gashool. Aí, sim, o Brasil poderia chamar a nossa gasolina de “gasolcool” ou “etanolgas”, o que quiserem. Mas, não gasolina, porque você está pagando realmente por gasolina e está levando etanol.
Por outro lado, o etanol misturado a gasolina é importante porque foi ele que permitiu cortar o chumbo tetraetila para aumentar a octanagem e que é extremamente tóxico. Ainda têm países por aí usando o chumbo tetraetila até hoje, o que é realmente um absurdo.
Preço alto
Agora, muitos criticaram o preço da gasolina. Ninguém aqui falou de preço, porque o preço da gasolina não depende nem da Petrobras, nem da Shell, nem da Raízen, nem da Ale e nem da Ipiranga. Depende dos impostos. “Ah, porque lá no Paraguai, na Argentina e na Bolívia a gasolina é muito mais barata que a nossa, e nós é que exportamos pra lá”.
Sim, depende de quanto o governo resolveu colocar de impostos. Taxou com muito imposto, ela fica cara. O que que a refinaria e o posto tem a ver com isso? Tem só que contribuir com os impostos.
Gasolina é boa sim! Adulteração é que a estraga
Então a gasolina, repito, é boa, é uma das melhores do mundo. Mas, a refinaria não tem culpa se o dono do posto, ou a distribuidora adultera: põem mais etanol na gasolina do que os 27%, põem mais água no álcool que os 7%, 8% permitidos. Isso não é problema de quem produz a gasolina.
Teve crítica dizendo: “Um absurdo vender gasolina formulada”. Qual que é o problema da formulada? Tem a refinada, que sai da refinaria, e a formulada que é, como diz o nome, montada, formulada a partir de líquidos adquiridos no mercado. A formulada, saibam vocês todos, pode ser melhor do que a refinada, depende de como ela é produzida.
Dúvidas esclarecidas? Pois que todos saibam: eu só estou aqui esperando o depósito da Petrobras na minha conta. Pode ser cheque também. Têm anos que eu sou acusado de recebê-los e jamais caíram nem na minha conta, nem no meu bolso tá.
Fonte: AutoPapo
BAIANINHOS AUTO PEÇAS
Faça uma visita a nossa loja e confira nossos serviços.
Ou entre em contato conosco por aqui