7 mitos sobre o câmbio automático

Os carros com câmbio automático estão se tornando comuns no mercado. O que antes era visto como um item de luxo, presente somente nos veículos mais caros, graças aos avanços tecnológicos, hoje já é possível encontrar em carros populares, por um valor bem mais acessível.

Apesar da popularização das transmissões automáticas, não se pode negar que ainda existem muitos mitos sobre o câmbio automático, já que para muitas pessoas essa é uma tecnologia nova. Então, é bem natural que algumas dúvidas e confusões surjam sobre o seu funcionamento, não é mesmo?

Pensando nisso, preparamos este artigo para acabar de vez com alguns mitos sobre o câmbio automático. A seguir, listamos 7 mitos que você precisa conhecer e parar de acreditar. Continue a leitura e confira!

1. Não precisa puxar o freio de mão

Apesar de os câmbios automáticos terem a opção “P”, a qual deve ser utilizada ao se estacionar o carro, isso não significa que não é necessário acionar o freio de mão tradicional. Ao colocar o câmbio na posição “P”, o que acontece é que uma trava é acionada do câmbio, impedindo que o carro se movimente.

No entanto, se o motorista não aciona o freio de mão antes, todo o peso do carro será colocado sobre o câmbio — o que é extremamente prejudicial para a sua durabilidade e funcionamento. Assim, é um mito a afirmação que diz que carros com câmbio automático dispensam o uso do freio de mão.

Na realidade, o freio de mão é o dispositivo mais adequado para frear o veículo quando ele está estacionado, pois, além de mais eficiente, não sofre nenhum dano ou desgaste ao ser acionado.

2. Gasta mais combustível

Durante muito tempo essa foi uma afirmação tida como verdadeira. Isso porque, no passado, o câmbio automático ainda era uma tecnologia pouco eficiente. Os câmbios mais antigos tinham problemas para gerenciar a troca de marchas, por isso, faziam as trocas com um giro mais alto. Consequentemente, o consumo de combustível era maior.

No entanto, com os avanços tecnológicos, os câmbios automáticos passaram por grandes evoluções. Hoje eles trabalham em conjunto com módulos informatizados de alta eficiência, que são capazes de gerenciar todo o funcionamento da transmissão, proporcionando trocas precisas, no giro ideal do motor.

Além disso, sistemas mais modernos, como o câmbio CVT, trouxeram avanços em termos de performance do motor do carro, melhorando o conforto e o consumo de combustível. Por isso, hoje, afirmar que o câmbio automático aumenta o consumo é um grande mito.

3. Desgasta os freios

Esse é um dos maiores mitos relacionados ao câmbio automático, já que não tem nenhum fundamento. Na prática, carros com câmbio manual ou automático têm o mesmo sistema de freio. Logo, não há diferença no funcionamento entre um e outro.

O que causa o desgaste dos freios é o próprio acionamento do sistema. Assim, independentemente se o veículo tem um câmbio automático ou um câmbio manual, o desgaste será o mesmo.

4. Câmbio automático é tudo igual

Outro grande mito sobre o câmbio automático é a afirmação que eles são todos iguais. Na realidade, existem diferentes sistemas e tecnologias envolvidas, embora a finalidade seja basicamente a mesma: fazer a troca de marchas sem o auxílio do motorista.

Hoje, por exemplo, os modelos mais comuns de câmbios automáticos são:

  • automático, propriamente dito;
  • automatizado;
  • CVT.

Embora tenham pontos semelhantes, cada um desses sistemas atua de forma diferente, entregando uma maior ou menor eficiência, a depender do modelo. Atualmente, por exemplo, os câmbios automáticos mais modernos são os do tipo CVT, pois são mais suaves, econômicos e eficientes — embora estejam presentes em veículos mais caros.

Por isso, na hora de escolher um carro automático, avalie bem o tipo de câmbio que vem equipado nele, pois os câmbios não são todos iguais, ok?

5. Prejudica a performance do motor

No passado, essa afirmação também era verdadeira. Porém, considerando os câmbios modernos, é um grande mito afirmar que a performance do motor é prejudicada apenas pelo fator de o carro ser equipado com um câmbio automático.

Na realidade, o que se pode afirmar é justamente o contrário. Com os avanços tecnológicos, os câmbios automáticos estão mais inteligentes e precisos. Centrais eletrônicas robustas já são capazes de coletar uma série de dados do veículo, interpretando essas informações para garantir trocas de marchas mais rápidas e precisas.

Prova disso é que mesmo os carros esportivos, pensados para entregar alta performance, já saem de fábrica com câmbios automáticos e não mais com os tradicionais câmbios manuais.

6. Não vale a pena pelo custo

É verdade que os carros com câmbio automático têm um valor de mercado mais elevado. No entanto, não se pode afirmar que esse custo adicional não vale a pena. Na realidade, tudo dependerá da necessidade do comprador.

Por exemplo, para alguém que utiliza o carro todos os dias e passa horas no trânsito, o câmbio automático é um item extremamente importante. Além de garantir mais conforto, evitando que o motorista tenha que ficar trocando de marcha a todo momento, reduz o custo com manutenções.

Como se sabe, os carros manuais dependem do acionamento da embreagem. Assim, quando se troca de marchas a todo momento, é natural que essa peça se desgaste mais rapidamente e necessite ser substituída. Por outro lado, os câmbios automáticos minimizam esse desgaste e reduzem os custos com manutenções.

7. Exige mais manutenção

Esse é um grande mito sobre o câmbio automático, pois a verdade é o oposto dessa afirmação. Para confirmar, basta imaginar o seguinte: sempre que as trocas de marchas são feitas em um câmbio manual, há o risco de o motorista errar e dar aquela “arranhada”, não é verdade?

Pois é! Esse tipo de situação, ao longo do tempo, pode danificar o câmbio e exigir reparos — o que não costuma ser barato. Além disso, com o câmbio manual, nunca se tem a certeza de que as trocas de marcha estão sendo feitas com perfeição, sem atrito irregular das engrenagens da transmissão. Logo, há maior probabilidade de falhas e desgaste.

Por outro lado, como no câmbio automático é uma central eletrônica que gerencia a troca das marchas e um motor elétrico é que a executa, erros não acontecem. A tecnologia é altamente eficiente e garante que o câmbio funcionará exatamente como foi projetado para funcionar. Por essa razão, a durabilidade dos câmbios automáticos tende a ser muito maior.

Fonte: Meu Carro Novo

 

A BAIANINHOS AUTO PEÇAS é uma oficina mecânica

especializada em conserto de transmissões manuais e

automatizadas, automáticas, tração e diferencial.

Também possuímos um departamento de venda de caixas de

câmbio e peças.

Fazemos troca de câmbio Imotion/Dualogic para manual,

confira!

É uma alegria servir você!

Faça uma visita a nossa loja e confira nossos serviços.

Entre em contato conosco por aqui.

Conheça nossas Redes Sociais:

Instagram

Facebook

COMO CHEGAR NA OFICINA MECÂNICA BAIANINHOS AUTO PEÇAS