Para você que acabou de comprar um carro com caixa de câmbio automática.
Sua decisão permitirá que você desfrute de uma direção confortável na cidade, e seu pé esquerdo apreciará não ter que pressionar repetidamente a embreagem o dia todo. Porém um carro com transmissão automática envolve uma série de cuidados e manutenção adicionais . Prolongue a vida útil do câmbio automático com essas dicas simples que vamos dar a seguir.
Em primeiro lugar, vamos esclarecer alguns detalhes. Essas dicas são aplicáveis principalmente às caixas de câmbio automáticas com conversor de torque: caixas de câmbio automáticas tradicionais, que estão no mercado há décadas. No entanto, quase todos os conselhos podem ser estendidos a caixas de câmbio manuais pilotadas (CMP, comumente usadas pelo Grupo PSA), caixas de câmbio continuamente variáveis (CVT, comum em híbridos) ou caixas de câmbio de dupla embreagem. , já difusão global e massiva no momento.
O conforto de se dirigir um automóvel com câmbio automático tem conquistado muitos motoristas. O mercado já percebeu essa tendência e tem lançado cada vez mais carros com esse tipo de transmissão. Um estudo divulgado pela Bright Consulting prevê que, em 2019, pela primeira vez na história, o mercado brasileiro venderá mais carros zero-quilômetro equipados com esse tipo de transmissão que modelos com caixas manuais.
Porém, na mesma proporção em que vem aumentando a aquisição dos automóveis com o câmbio automático, as dúvidas sobre a maneira de usá-lo no dia-a-dia e os cuidados com a manutenção também cresceram. Por isso, reunimos aqui os principais questionamentos, dicas e curiosidades sobre esse assunto.
Afinal, é preciso trocar o óleo do câmbio automático? No trânsito pesado ou quando eu paro no sinal, coloco a alavanca no N (Neutro) ou deixo no D (Drive)? Como devo proceder na hora que eu terminar de estacionar um carro automático? São tantas perguntas que resolvemos fazer um guia para lhe orientar como proceder para que você prolongue a vida útil da transmissão e não tenha prejuízos. Além de não ser enganado na hora de comprar um automóvel com câmbio automatizado, acreditando ser um automático convencional.
Você deixaria um carro manual em uma subida apenas na primeira marcha?
1. Primeiro o freio de mão, depois a alavanca em P
A posição de estacionamento (P) das caixas automáticas não deve ser utilizada como travão de mão . Sim, o carro não se moverá, mas colocaremos todo o peso do carro na transmissão em vez de no freio. Isso é especialmente sério em encostas íngremes. Isso coloca pressão excessiva nos componentes da caixa de engrenagens , levando a quebras prematuras e folgas indesejadas. A maneira correta de fazer as coisas é primeiro acionar o freio de mão e, quando o carro pousar nele, a alavanca em P.
As caixas de embreagem dupla ou o CMP desengatam a marcha em paradas.
2. O impasse em longas paradas
Uma das vantagens dos carros automáticos é que eles nunca param. Podemos ser parados com a marcha engatada e, enquanto estivermos pressionando o freio, o carro não se moverá. Mas no caso das caixas tradicionais, o conversor de torque estará atritando e, embora esteja preparado para isso e o desgaste extra seja desprezível, é conveniente colocar a alavanca em N nos batentes . Não só para salvaguardar a mecânica: as vibrações que são transmitidas para a cabine serão menores.
Também não custa monitorar periodicamente se nossa caixa de câmbio não vaza fluidos.
3. O óleo da transmissão automática
Ninguém duvida que o óleo do motor de um carro precisa ser trocado a cada poucos milhares de quilômetros. Mas é fácil esquecer que as transmissões automáticas também são banhadas em fluido lubrificante . Isso é especialmente importante em caixas de câmbio com conversor de torque e em caixas de câmbio de dupla embreagem com embreagem banhada a óleo: é o caso dos conhecidos DSGs de seis velocidades do Grupo Volkswagen. É importante selecionar o fluido de transmissão adequado e cumprir seus intervalos de troca.
Sim, eles podem ir do modo D ao S ou aos modos 1, 2 ou 3 sem problemas de movimento.
4. Mova a alavanca: com o freio aplicado e parado
Muitos carros automáticos modernos nem permitem que você mova a alavanca se você não for parado para proteger a mecânica, mas em carros mais antigos é um erro facilmente cometido. Se for de P para D, devemos ser parados. Para colocar a marcha à ré, da mesma forma. e se for parar em uma posição de estacionamento, três quartos da mesma. Eles não foram projetados para mudar os modos de movimento e , ao fazer isso, sujeitam seus muitos componentes à violência mecânica para a qual não foram projetados.
O conserto de uma caixa de câmbio automática pode ter um valor alto de acordo com o tipo de problema.
5. Tenha cuidado se o carro precisar ser rebocado
Seu carro quebrou e não pega. Ou ficou sem bateria. Como em um carro manual, a caixa de câmbio deve estar em ponto morto. Em alguns carros como o Jaguar XF, colocar a marcha neutra requer a remoção do acabamento interno se o sistema elétrico estiver desativado. Diante da impossibilidade ou ignorância de colocar uma automática em ponto morto, ela deve ser transportada por um guindaste plataforma. Arrastar uma automática que não está em ponto morto – mesmo que apenas alguns metros – pode causar uma pane muito cara.
Fonte: Diáro Motor
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