Mas você sabe, de fato, o que é a tração de carro, como ela atua nos veículos e para que serve? Conhece todos os tipos presentes nos modelos brasileiros? Para ter todas essas respostas, confira nosso novo artigo e descubra!
O que é tração de carro e como ela funciona?
Presente em todos os veículos, a tração automotiva é fundamental para o funcionamento do carro. Como o próprio nome indica, tração é o ato ou efeito de puxar, arrastar ou movimentar. Ou seja, ela é a força que o motor emite para as rodas funcionarem e, consequentemente, o veículo andar.
Em outras palavras, a tração do carro funciona como uma força de atrito intermediária que faz o veículo se deslocar. As suas diferenciações acontecem de três maneiras: dianteira, traseira e nas quatro rodas.
A tração dianteira é quando a potência do motor é jogada para as rodas da frente, responsáveis por puxar o carro. Já a tração traseira é ideal para veículos que carregam peso na parte de trás, como picapes – mas também era comum em carros de passeio e é usual em modelos esportivos. Por fim, a tração nas quatro rodas, como o nome já diz, é quando a força vai tanto para a parte traseira quanto dianteira.
Quais são os tipos de tração de carro?
Como falamos, ao todo, existem três tipos de tração de carro: 4×2, 4×4 e AWD. Para entender um pouco mais sobre cada uma delas, vamos explicar a seguir. Assim, no momento em que for comprar um veículo novo, os motoristas terão um fator decisivo a mais antes de escolher o modelo ideal. Confira!
Tração 4×2
Mais comum na grande maioria dos carros populares comercializados no Brasil, a tração 4×2 é aquela presente em duas das quatro rodas do veículo. Ou seja, toda a potência do motor é distribuída para essas duas rodas, sendo elas as dianteiras (tração dianteira) ou as traseiras (tração traseira).
Tração 4×4
Presente em veículos maiores e de estrada, como caminhonetes e picapes, a tração 4×4, como você deve imaginar, é aquela distribuída em todo o conjunto de rodas do modelo. Ela é ideal para motoristas que costumam enfrentar terrenos irregulares, como estradas de terra, regiões serranas e locais íngremes. Por isso é encontrada também em SUVs, picapes e jipes.
Tração AWD
Além das duas já citadas, há também a tração AWD, também chamada de integral e presente geralmente em SUVs. A diferença para as outras está no mecanismo que é sob demanda. Ou seja: por meio de sensores, acompanha e distribui a energia e potência no local necessário. Pode ser metade para eixo dianteiro e outra metade para o traseiro, ou em outras proporções, como 40/60, 70/30 etc.
Qual a melhor tração?
Tração dianteira
Presente na maioria dos carros, o grande ponto positivo da tração dianteira, sem dúvida, é a segurança que ela passa ao motorista. Outra vantagem é o fato de o carro ficar mais leve. Já um ponto preocupante é o desgaste dos pneus, que deve ser acompanhado pelo motorista e o rodízio tem de ser feito quando necessário.
Tração traseira
O grande benefício que os motoristas vão encontrar em um veículo equipado com tração traseira é o ganho em potência e mais habilidade para encarar trechos de subida escorregadios. Outro ponto positivo é o equilíbrio que o carro ganha, o que possibilita ao motorista a realização de manobras esportivas com mais facilidade, por exemplo.
Fonte: Web Motors